pesquisa magos da luz

Custom Search
------------------- -------------------------------------
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

13 de out de 2009

amizade não vê diferenças

Por que ele é mais baixo do que eu? Por que ela é loira e eu sou morena?". A criança geralmente tem curiosidade com relação ao diferente e faz perguntas do tipo: por que ele é assim? Mas, entre amiguinhos, nem sempre as diferenças são respeitadas, principalmente no ambiente escolar. Muitas vezes, pais e educadores precisam se desdobrar para ensinar às crianças que as diferenças fazem parte do dia a dia, devendo ser respeitadas.

"É preciso responder essas questões com naturalidade e de forma verdadeira, salientando que a diferença faz parte da vida e mostrando como é importante aprender a conviver com o outro", explica a psicóloga do Centro Educacional Miraflores Márcia Figueiredo.

Uma das alternativas para ajudar a criança é a utilização de brinquedos. Livros e filmes de literatura infantil, por exemplo, permitem a abordagem do assunto através de um mundo de fantasia com uma linguagem adequada à faixa etária. É com este lema que Barbie e suas amigas irão ensinar o respeito pelas diferenças e o valor da amizade em seu próximo lançamento: "Barbie e As Três Mosqueteiras", uma releitura do clássico francês "Três Mosqueteiros", que chega às locadoras e lojas de todo o Brasil a partir do dia 12 de setembro.

"Usar brinquedos, dramatizações e histórias ajudam as crianças a entenderem, de forma lúdica, a importância do respeito às diferenças. Enquanto brincam vivenciam os encantos e as dificuldades da convivência", explica Claudia Salibe, coordenadora do MOPI.

Pais têm papel fundamental

A psicóloga do Centro Educacional Miraflores reforça que é por meio da brincadeira, que a criança revive uma situação do cotidiano e, muitas vezes, reproduz a fala de um adulto: "Dessa forma, é possível constatar nas brincadeiras visões que podem ser questionadas por meio da reflexão e do debate no grupo. Por outro lado, determinados jogos são válidos para incentivar a colaboração, permitindo que as crianças observem a importância das diferenças individuais no trabalho coletivo", explica Márcia Figueiredo.

Os pais também têm papel importante. Em casa, eles devem conversar com os filhos sobre as riquezas culturais, sociais e emocionais de uma sociedade diversificada. Da troca de ideias entre os membros da família, pode surgir uma reflexão importante sobre as diferenças da sociedade. "Não podemos esquecer que os pais são os principais modelos e seus exemplos são fundamentais na formação da personalidade da criança", diz a coordenadora do MOPI.

Márcia Figueiredo concorda: "Os pais precisam respeitar os outros para servirem de modelo. O discurso de que todo mundo é igual de nada vale se não for colocado em prática no dia a dia", explica a psicóloga do Centro Educacional Miraflores.

A jornalista Gabriela Temer procura mostrar para a filha Júlia, de 5 anos, que cada criança tem seu universo. O respeito às diferenças faz parte da rotina de Júlia, em casa e na escola. "No caso da Júlia, acho que esse conceito de respeito ao outro já está interiorizado, principalmente pelo dia a dia da nossa casa. Mas sempre incentivo a ela que evite o desperdício, que dê parte dos seus brinquedos.

É importante para ela saber que nem todos têm as mesmas condições", diz a jornalista. Para levar a mensagem da importância da amizade para as crianças, a Mattel lança o filme "Barbie e As Três Mosqueteiras". Além disso, destina parte das vendas de cada produto da linha ‘Três Mosqueteiras' para o projeto Teleton (AACD). Você pode conferir mais detalhes no site www.barbie3mosqueteiras.com.br.

"Escolhemos uma história clássica da infância dos pais para ensinar às crianças o valor das amizades e a importância de se respeitar as diferenças", explica Ana Furtado, gerente da marca Barbie no Brasil. "Além disso, é a primeira vez que a história é protagonizada por mulheres", completa Ana Furtado, gerente da marca Barbie no Brasil. Então, coloque os filhotes na sala, pegue a pipoca e aproveite o filme que, além de divertir, prega valores que nunca saem de moda.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Marcadores

Follow by Email

Recent Posts

Postagens populares

Minha lista de blogs