#O Demônio de Salomão e o Animal Estranho

Imagem
#O Demônio de Salomão e o Animal Estranho https://youtu.be/fpOZ6SM9FLg?si=rOYIe8Xq0V8NnB0_ O rei Salomão era conhecido por sua sabedoria e riquezas. Ele também era um grande mago, e tinha poder sobre os demônios. Um dia, Salomão decidiu construir um templo para o Senhor. Ele sabia que seria uma tarefa árdua, pois as pedras para a construção eram muito grandes e pesadas. Então, Salomão invocou um demônio poderoso. O demônio era capaz de cortar pedras com facilidade, e logo começou a trabalhar na construção do templo. O demônio trabalhava dia e noite, e em pouco tempo o templo estava quase pronto. Salomão estava muito satisfeito com seu trabalho, e o demônio foi recompensado com a liberdade. Anos depois, um grupo de exploradores estava viajando pelo deserto quando se deparou com um estranho animal. O animal era grande, com um corpo coberto de escamas. Ele tinha uma boca enorme, cheia de dentes afiados. Os exploradores ficaram curiosos com o animal, e decidiram segui-lo. O ani

o que é yoga

Acho que antes de começar a falar sobre o que é Yoga seria melhor responder a uma pergunta freqüente de praticantes iniciantes:

É Yoga ou Ioga? A palavra Yoga é originária da língua sânscrita, uma das línguas oficiais utilizadas na Índia. A palavra Ioga é uma adaptação à nossa língua portuguesa. Seria como falarmos Football ou Futebol.




Portanto, ao falarmos Yoga ou Ioga, estamos falando da mesma coisa.
A palavra Yoga deriva do radical sânscrito “yuj” que significa juntar, unir, integrar. Assim, Yoga pode ser interpretado como união, junção ou integração dos aspectos constituintes do ser: físico, mental e espiritual.

Estima-se que a prática do Yoga data-se de pelo menos 5.000 anos, onde vestígios arqueológicos apresentam Deuses da época em posturas meditativas. Mas foi somente por volta do século III ou II a.C. que o Yoga deixou de ser uma prática transmitida apenas de forma oral (mestre x discípulo) e pelas mãos do sábio Patanjali foi transferida ao texto conhecido como "Yoga Sutra de Patanjali". Patanjali não foi o criador do Yoga, mas apenas o compilador destes ensinamentos.




Curiosidade: conta à história que Patanjali nasceu nas mãos de Gônika, uma yoguini, durante um ritual de oferenda ao Deus Sol (Surya). "Pat" significa cair, caído e "anjali" significa mãos em prece, oferenda. Mas toda esta história fica para um próximo artigo.

No capítulo I (Samadhipada, Pada = capítulo), Sutra II, Patanjali definiu: "Yoga citta vrtti nirodha" ou "Yoga é a inibição das flutuações mentais" ou como interpreta B.K.S. Iyengar "Yoga é o processo de aquietar os movimentos e flutuações da mente que perturbam a consciência". Tendo como referência estas definições Yoga passa a ser um estado.




O objetivo maior do Yoga é inibir os movimentos da mente (manas), as influências de nosso ego (ahamkara) e a manifestação de nossa inteligência (buddhi) para que possamos atingir o estado de plenitude, de total atenção e presença. Objetivo este que proporciona a conexão com nosso EU maior ou nossa essência, chamada pela filosofia Samkhya de Purusha e pela filosofia Vedanta de Atman. O contato com esta essência tem o nome de Samadhi ou iluminação, transcendência.




Logo, em suma, Yoga é uma prática de autoconhecimento para que, nos tornando seres humanos melhores, possamos estender este bem estar e esta paz a todos os outros seres.

E Hatha Yoga, é a mesma coisa? Rsrsrsrs, isso fica para um próximo artigo....

Encerro com o mantra Om, shanti, shanti, shanti para que tenhamos paz interna, paz com os outros seres e paz com o universo.

Namastê e até o próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

simpatias infalíveis

Quem sou