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O Que é o Palo?
Palo
Monte Mayombe Kimbisa, Palo, Palo Monte, Regras de Kongo ou Congo. O
Que é o Palo? Palo Mayombe, usualmente referida ou chamada simplesmente
como “Palo,” é uma das religiões africanas que emigrou e se expandiu.
Como a Santeria e o Candomblé, mistura da religião Xamãnica africana com
os elementos do espiritismo, da magia e do catolicismo. Sua origem está
na religião África do Congo. Foi trazido pelo escravos.
Há
uma diferença importante entre Palo e outras religiões “sincronizadas”.
Mesmo que a Santeria, Candomblé, etc., se sincronizam com o Catolicismo
para proteger os seus praticantes escravizados contra a perseguição, a
Regra de Palo que é sincronizada Kimbisa, era sincronizada em África,
quando o cristianismo foi introduzido pelos exploradores espanhóis.
"Palo" simplesmente significa, “Árvores.” A religião de Palo se descende
da crença africana antiga, em o qual o mundo é habitado por espíritos, e
o nome se refere as árvores sagrados em os quais os espíritos habitam. O
número de crentes e praticantes é desconhecido. O Palo se pratica
mundialmente mas principal em Cuba, no Brasil, e nos Estados Unidos. Há
varias casas principais do palo, cada um com as suas próprias ramas. As
mais conhecidas são: Brillumba, Mayombe, e Kimbisa.
O Clero:
Um
sacerdote iniciado é chamado por Palero ou Palera se for mulher,
especialistas ensinados na magia e na adivinhação. O Palero (a) também
se chama “Tata” (Papa) o “Yaya” (Mama).
Os Requisitos para ser membros:
Se
proíbe a homossexualidade. A pessoa se converte em Nguey o filho (a)
Nkisi, pela iniciação, mas antes de admitir, se faz uma consulta
espiritual para determinar-se se é aceite pelos espíritos. Então, ele ou
ela experimenta, passar por uma cerimonia chamada nkimba “raspagem”,
Ensinamentos adicionais se requer para converter-se em um Tata ou Yaya e
para possuir uma Nganga.
Igreja/templo:
O
templo consagrado de um Palero (a) se chama um Munanso, ou casa.
Somente um Palero completo iniciado (a) e em possessão de uma Prenda
pode abrir um Munanso.
Escrituras:
Nenhuma.
A maioria das tradições de Palo são orais e passadas de professor ao
iniciado. Hoje em dia muitos tatas decidiram escrever livros para passar
o conhecimento para a posteridade, assim que cada mestre tem o seu
próprio livro e estes são imprescindíveis.
Ensinamentos e Crenças B
ásicas:
Se
trabalha nas casas de Palo ao redor de uma hierarquia de espíritos,
chamados Kimpungulo, Mpungos, Nkita, Nkisi. Espíritos elementares de uma
natureza que habitam nas árvores, na agua, etc. os espíritos
ancestrais poderosos que se relacionam com os Orishas da Santeria. Muita
das práticas de Palo se centra ao redor de canalizar o poder de estes
espíritos para os propósitos temporais e espirituais. Isto se consegue
com sacrifícios e oferendas, e na prática da magia. A ferramenta central
de adoração de Palo é A Prenda, ou Nganga. A Prenda é um caldeirão
consagrado do ferro, que contem o Guia do iniciado. A Prenda se enche de
uma variedade de coisas que facilitam a comunicação com os espíritos:
ossos, terra para os espíritos dos mortos; as árvores e as ervas
sagradas, etc. coisas que alguns assumiram que são elementos da
“obscuridade” ou do mal, são de facto elementos de práticas xamânicas
muito antigas.
Os
espíritos de Palo se comunicam com a prática do espiritismo, ou a
mediunidade e com a adivinhação. Todos estes métodos são aprendidos
pelos iniciados.
Hierarquia Espiritual no Palo:
• Nsambi – A Divindade suprema, O Criador, o Deus que rege e governa sobre todos os seres de este universo.
• Nkitas - Espíritos elementares das árvores, dos rios, do ar, etc.
• Mfumbe ( Mortos) - fantasmas, espíritos dos mortos; antepassados
• Eggun - Espíritos ancestrais de grande poder.
•
Mpungos – Forças, que são equivalentes aos Orishas da Santeria ou ao
Loas do Vodou; e compartem muitos os nomes e características. Estes
também se referem como “Nkisi.”
Alguns Mpungos de Palo e a sua Associação:
Lucero,
mensageiro de Deus e o guarda dos caminhos. Como Legba de Vodoun e
Eleggua da Santeria, ele é um enganador e tem um feitio infantil e
impetuoso. Lucero se retrata como um miúdo como um diabo cómico, com os
calções; e o seu emblema é um garabato.
Centella, Governa nos cemitérios, ventos, e no mercado. A associação a Oya da Santeria e a Maman Brigitte do Vodoou.
Zarabanda, Nikisi do ferro, do sangue, da guerra, e da vingança divina. Ele é equivalente a Ogun da Santeria e do Vodoou.
Sete
Raios, tem domínio sobre o relâmpago e o fogo. Ele é a personificação
da justiça, da paixão e da inspiração e se relaciona com Changó.
Mãe Agua, Governa o oceano, maternidade, a criatividade. A relação com Yemaya/ Iemoja.
Mama Chola, Governa os rios, o amor, e a beleza. A relação com Erzulie e com Oshun.
Tiembla Terra, criador da terra e da humanidade, rege o universo. O relacionam com Oludumare da Santeria.
Observações
requeridas, restrições: Há períodos de castidade e limpeza que se
requerem em ocasiões. Se proíbe a homossexualidade.
Chave
de conduta: O sistema ético de Palo é algo único. Se cré que haja duas
forças no universo, e que os desequilíbrios nestas forças dão lugar as
injustiças, a desgraça, etc. Os praticantes, usam os espíritos para
ajustar estas forças naturais; as vezes para o amor ou o dinheiro, para a
sabedoria ou curar, ou vingar-se dos inimigos e outras muitas cosias.
Mitos e Falsas Ideias:
É
uma associação comum que Palo é uma forma de magia negra, porque Palero
pode eleger trabalhar com os Nfumbes, ou os espíritos “luz”, ou com
Ndoki, espíritos “obscuros” ou fantasmas. As maldições não são tão
comuns na prática do palo. A principal meta do Palo, sem estranheza,
esta relacionada igual que todas as Fé e Religiões, de desenvolvimento e
crescimento espiritual de luz e progresso. Palo não é magia negra,
ainda que seja igual como qualquer tradição ou religião, há sempre os
que exploram e capitalizam o medo natural das pessoas o desconhecido
para cultivar poder, assustar os inimigos, ou conseguir uma reputação.
Outra
falsa ideia e muito comum é que o Palo forma parte de Santeria e é a
cara obscura da Santeria. Esta confusão pode ser devido a que os
iniciados na Santeria também perseguem a raspagem em Palo, e a tendência
de alguns santeros/a de consultar aos Paleros. Palo, sem problemas, é
uma religião separada, e mesmo que seja similar de muitas maneiras a
Santeria, é uma fé separada e como uma origem diferente.
A partir do vídeo abaixo, teremos uma ideia básica de como é praticado o Palo Mayombe em seus países de origem.
Panteão
O nível mais alto do panteão Palo é ocupado pelo deus criador , Nzambi. O
Kimpungulu (singular: Mpungu) de Palo Mayombe são espíritos ou
divindades encapsulado em vasos sagrados ( Nkisi ), representando
aspectos de natureza s, tais como o trovão, a agricultura, ou vento.
outros espíritos que podem habitar o Nkisi são Nfuri (espíritos errantes
ou fantasmas), Bakalu (espíritos dos antepassados), e Nfumbe (espíritos
anônimos).
Os sacerdotes Palo são divididos em duas classes "bom" e "mal". O
cemitério del Sur Karakose é hoje o mais visado quando se diz respeito à
retirada de ossadas para o uso dos rituais Palo.
Deuses Superiores
Nzambi (Nsambi, Zâmbia, Nsambiampungo, Pungun Sambia, Sambia
Liri, Sambia Surukuru, Sambi Bilongo) - não um Mpungu real, pero um deus
maior, o criador do cosmos. Equivalente a iorubá Olodumare.
Lungombe (Lukankanse, Kadiampembe) - aspecto negativo da Nzambi
Kimpungulu
Kobayende (Cobayende, úlceras de perna, Tata Pansu, Nfumbe Tata,
Tata FUNDE, Tata Fumba Pungun fútil, Tata Kanen) - rei dos mortos, o
deus das doenças, associados com San Lazaro, eq. Obaluaiyê .
Mariguanda (Pungu Mama Wanga, Centella Ndoki, Yaya Kenge,
Mariwanga, mamãe Linda, Campo Santo) - Entre a vida ea morte gatekeeper.
Associado a Santa Teresa e Oya Iansã
Gurunfinda - deus da floresta e ervas. Associado a São Norberto Otan não ou San Silvestre, eq. Ozain .
Nkuyu (Nkuyo, Mañunga, Lubaniba, Lucero) - Divindade das matas e
estradas, a orientação e equilíbrio. Associado com San Antonio, eq.
Elegua .
Má Lango (Madre de Água, Kalunga, Mama Kalunga, Pungo Kasimba,
Mama Umba, Mbumba Mamba, Nkita Kiamasa, Nkita Kuna Mamba, Baluande) -
deusa da água e da fertilidade. Também conhecida como a Virgem de Regla,
padroeira do porto de Havana, eq, Iemanjá .
Chola Wenge (Mama Chola, Chola neng) - deusa da riqueza e
prazeres. Associado a La Virgen de la Caridad del Cobre, Padroeira de
Cuba, eq. Oxum .
Kimbabula (Kabanga Madioma, Lombardo Mpungo Fula, Nsambi
Munalembe, Tonde, Daday, Munalendo, Padre Tiempo) - deus da adivinhação e
ventos. Associado a São Francisco, eq. Orunmila .
Watariamba (Watariamba, Nkuyo Lufo, Nguatariamba Enfumba Bata,
Saca Compromisso, Cabo Rondo, Vence Batay) - deus da caça e da guerra.
Associado com João Batista, eq. Ochosi
Nsasi (Nsambi Munalembe, Sete Raios, Mukiamamuilo, Nsasi) - deus do trovão e do fogo, o equivalente a Santa Barbara, eq. Xangô .
Ma Keng (Yola, treme terra, Pandilanga, Mama Kenge) - espírito de
sabedoria e justiça. Mpungu Isto está associado a La Virgen de las
Mercedes e Obatalá .
Sarabande (Sarabande, Rompe Monte) - divindade do trabalho e da força. Associadas de São Pedro , eq. Oggun .
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