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KIMBANDA MALEI
A pessoa que cultua Malei é feiticeiro, exorcista, benzedeiro,
necromante e curandeiro espiritual de terreiro de culto de Kimbanda.
Afirma assim na gramática de kimbundu do profº José L. Quintão.
No idioma africano Kim tem o significado de grão sacerdote, médico
curandeiro de culto banto vindo de Angola, Kabinda, Moçambique e Kongo. E
mbanda tem o significado de lugar ou cidade. Toda a pessoa que busca a
anunciação e interpretação através dos fatos.
Banto = do caf. ba ntu, homens s.m., grupo de idiomas africanos cuja
flexão se faz por meio de prefixos e por conseguinte; homem de raça
africana. É o intermediário entre os Deuses e os homens. Também
encantador, bruxo, sacerdote e advinho.
O nascimento da kimbanda no Brasil
Quando
os primeiros negros vieram pro Brasil de etnia Banta não puderam os
sacerdotes trazerem consigo suas divindades e aqui se adaptaram o culto a
contexto social, religioso e sincrético.
Imagens
de demônios de gesso de diferentes formas foram associadas aos Exus e
até hoje erroneamente isso foi mantido por muitas instituições seja ela
de Umbanda, Kimbanda ou mesclada.
Os
negros sacerdotes tinham uma vida previlegiada e certamente não
permitiram a submissão dando continuidade ao seu culto de forma sigilosa
e por vezes sincréticas.
Observando a natureza de pensamento dos negros de origem Bantu.
As nomeclaturas tiveram também origem no Brasil.
obs: Trecho do livro: Kimbanda Malei
Problemas que a kimbanda pode resolver
As pessoas buscam soluções para seus problemas. Contratam sacerdotes e
sacerdotizas de diversas vertentes religiosas no intuito de obter êxito
em suas vidas. Entretanto elas desconhecem que existe uma força dentro
de si capaz de realizar muitos desejos antes crendo não poder
realizá-los.
É aonde entra o
ASSENTAMENTO de Exu e Pomba Gira dentro da Kimbanda MALEI. Que descrito
no livro de José Maria Bottencourt chamado No reino dos Exus, a linha
MALEI é a mais poderosas de todas as linhas africanas.
Mas
o que é MALEI? Malei vem a ser o culto de kimbanda aonde a profundidade
e complexidade do culto se restringe a essência do segredo.
Aonde uma vez pactualizado você pode realizar muitas coisas a qual esteja em planejamento.
Muitas pessoas oferecem
iniciações dentro desta linha sem nunca terem sido ritualizadas
corretamente. Por tanto existe uma hierarquia e preceitos que somente os
iniciados sabem quem realmente são feitos.
Através de ervas frescas, bebidas
e elementos que compõem esse assentamento se dá início as preparações
para receber o EXU e a POMBA GIRA.
Durante
7 dias haverá o momento em que na frente de outro ASSENTAMENTO os
espíritos irão se manifestar até o momento do ritual aonde o sangue
(mahenga) de animais irá tocar na pedra ritualizada (ritari) e dali sair
uma fumaça diante dos olhos. Para que a pessoa veja o espírito ali
nascer.
Os olhos do iniciado
acorda para a realidade e ele passa a ter a mediunidade além do natural
ou que por ventura já o traga na infância. E tudo que ocorre a sua volta
a pessoa passa a perceber com muito mais clareza e clarividência.
Então
situações de negócios, amor e perigo, o espírito emite sinais como
forma de aviso ou instintos a qual a pessoa passa a perceber e mudar sua
rota e seu destino.
Uma pessoa
não enriquece quando iniciada, mas seus planos e desejos passam a se
tornam mais próximos e as realizações são feitas conforme a fidelidade,
amor e dedicação aos espíritos.
Uma
vez passado por provações e períodos iniciáticos. A pessoa pode sim
desfrutar do que melhor a vida lhe oferece. Seja sexual com todos os
desejos sejam apenas fantasias ou mesmo uma profundidade tântrica num
orgásmo mais intenso e demorado. Seja no profissional estando melhor
desempenhado seja em qualquer setor e na saúde, pois há um tempo na vida
que é necessários manter o elixir.
Tudo na vida existe um equilíbrio e esses equilíbrio é perdido devido a falta do ser humano cultuar sua entidade.
Exu
e Pomba Gira são cultuados dentro da kimbanda Malei sem imagens de
gesso e tem a forma dúbia de agir. São os melhores amigos e compadres,
mas também são os piores inimigos.
Muitos perguntam: E a obrigação? É muita responsabilidade.
Resp:
Tudo na vida é responsabilidade, viver já é uma responsabilidade. Então
se 1 vez por ano você não pode ofertar um leitãozinho e 3 aves. Você
não tem competência realmente nem para assumir um relacionamento, uma
casa ou um bem.
Exemplo: Uma pessoa que deseja ter um animal de estimação e não pode nem ao menos dar alimentação certamente não o terá vivo.
Uma pessoa que quer um carro e quer que ele ande sem gasolina, não tem bom senso das coisas.
Então não é uma responsabilidade ao ponto de não se poder assumir.
Os
fundamentos são diferentes do que vemos como kimbanda por aí. Em geral
praticam 'apenas' pro mal e nem sequer sabem como se lida com esses
ancestrais.
Esses ancestrais são em sua maioria nativos pelo fato da religião ser de
origem brasileira e os nomes foram apenas uma corruptela dos cultos
africanos yorubanos e bantu.
Os conceitos acerca dos cultos afro-brasileiros ficaram obsoletos com o
advento da internet, proporcionando assim uma pessoa comum poder ter
acesso a informações confiáveis dentro de um estudo sério.
Existem sites que descrevem as pomba giras e os exus como alguém que já
viveu em algum lugar. Mas não é uma verdade absoluta. Pois cada pessoa
carrega um casal de ancestral diferente.
Assim, as pessoas com bom senso puderam separar joio de trigo.
Exemplo claro de mistificação é a famosa festa de exu. Vemos
descaradamente pessoas bebendo cerveja gelada (bebida de Ogum),
champagnhe em bandinho com gelo e por fim exu bebendo whisky com gelo e
posando pra foto.
Quão é deplorável as pessoas usarem de uma entidade para suas falhas
humanas e falta de responsabilidade respeito com eles. Além de
sacerdotes que iniciam as pessoas e não as repreendem quando vêem estes
tipos de atitudes em casa alheias.
A Kimbanda Malei foge desses tipos de crenças e atitudes fora da realidade espiritual a qual se manifestam os espíritos.
A fraqueza desses indivíduos chega a beira da imoralidade. O poder que
cada um diz ter só é manifestado através de sua maldade e não se vê
crescimento em suas vidas repletas de problemas de diversas naturezas.
Muitos podem usar de subterfúrgio e se dizerem iniciados na Malei, mas
não somente aqueles que o são sabem quem são, o resto é propaganda
ilusória para enganar os incautos.
Ser da Malei é mais que estar dentro de uma cultura afro-brasileira e
sim estar perto da essência da manifestação verdadeira aonde os
espíritos provam que estão na terra com a VERDADE e não jogo de
palavras psicológicas para impressionar.
Aquele que está dentro tem uma visão previlegiada da vida.
Dentro do culto que muitos insistem em dizer que é apenas pro mal. Mas
não sabem nem mesmo a origem de cada termo empregado no cotidiano para
descrever a realidade, exemplo:
A palavra 'demônio' vem do grego Daimon que quer dizer 'enviado' dos
deuses do Olimpo e nada tem haver com o conceito judaico cristão de
maldade. Eles sim são fruto de imaginações absurdas como no tempo
medieval a qual uma doença era tratada como coisa do diabo. Daimon é uma
manifestação dúbia, ou seja, é boa e má dependendo da índole daquele
que o invoca e seus princípios.
Daimon é o mesmo que 'Malak' que é a palavra em hebraico para denominar
'anjo'. Sendo assim o ancestral que ali se manifesta pode ocupar a
hierarquia espiritual conforme é assentado.
Esses assentamentos são recipiente aonde moram os espíritos e que por ali você pode manifestar seus desejos e ofertas.
Porque sobresai sobre demais cultos? Pela complexidade com a qual é
preparado o fundamento diferentes de demais linhas e por elementos
desconhecidos da maioria dos sacerdotes.
Partindo do princípio de que você tem boa índole, certamente os
espíritos manifestarão em desejos conforme seu caráter. Por isso muitos
que não souberam 'levar' o culto segundo suas crenças errôneas de que
EXU é sempre e apenas por mal.
Na Umbanda costumam apenas 'despachar' EXU, mas Exu nunca se despacha,
nunca se despacha um elemento que só pode nos beneficiar. Basta observar
que pela crença cristã, fomos condicionados a imaginar que Exu numa
gira de Umbanda é esquerda, como se fosse um pólo apenas negativo e
direita as entidades umbandísticas, afinal Umbanda também é um culto
brasileiro calcado em influências esotéricas, kardecistas, cristãs e de
índios tupiniquins.
Como se iniciar?
Primeiramente: Não inicio menores de idade e pessoas que não têem
responsabilidades. Pois mesmo você pagando, saberá que 1 vez por ano,
suas obrigações religiosas devem ser cumpridas assim como qualquer outro
culto afro-brasileiro.
Segundo: Manter segredo de seus rituais e
êxitos. E acima de tudo fidelidade ao que se deseja cultuar.
Infelizmente a sociedade está repleta de informações errôneas acerca da Kimbanda e a discriminação ainda é evidente.
Terceiro: Passado o período dos rituais e obrigações anuais, se houver
possibilidade e for do desejo da pessoa levar seus assentamentos para
sua casa, deve-se agir da seguinte forma:
- Fazer uma pequena casa de alvenaria com teto para abrigar os Exus, pois esta será sua moradia.
A base para se manter sempre será as bebidas, entre elas; cachaça, vinho e champagnhe.
A Kimbanda tem 7 linhas fora a paralela e essa decodificação segue
conforme são a apresentação dos assentamentos pelos seus sacerdotes em
seus iniciados.
Em sua maioria os adeptos são da 'kimbanda das almas' e muitos desconhecem a origem de sua linha.
A Kimbanda rege muito a sexualidade dos adeptos, assim como vícios dos mais diversos.
Os ritos são divididos em 4 fases:
1 - Rito de iniciação onde o adepto ajoelhado no momento do sacrifício deixa suas mãos e pés derramados
em sangue sem que o sangue toque sua cabeça.
Após de uma semana, vem o momento do juramento e aliança para com a entidade.
2 - Após 1 ano de iniciado, vem o rito de cortes corporais onde o
iniciado permite o EXU montar no médium de uma forma mais coesa e
intensa. Antes ainda é possível a mediunidade permitir a incorporação,
entretanto após esse rito, o médium está mais apto aos atos pós-ofertas
putrefadas.
3 - Cortes corporais introduzindo elementos dos ritos de Kimbanda Malei.
4 - Após 7 anos a preparação para que o médium possa seguir seus ritos
desenvolvidos dentro do aprendizado da Malei e por fim poder iniciar
outros adeptos.
Aprender como cultuar os mortos de forma mais eficaz, podendo eles trazer o bem em horas.
Pode um sacerdote de Candomblé ou de Umbanda se iniciar na Kimbanda Malei?
Sim, pode sim, entretando os ritos devem ser separados e independentes. Não confundido cada culto.
Os rituais procedem conforme so ritos respeitando a hierarquia sacerdotal e cultural dentro do proposto.
Pode um kimbandeiro se tornar da Kimbanda Malei?
Pode sim e os ritos são mudados, entretanto ao analisar alguns ítens que
compôe os assentamentos, nada é despachado e sim acrescentado para que o
EXU possa da melhor forma trazer os desejos e objetivos realizados com
maior eficácia.
Quando um assentamento já possuí imagens de gesso, não se é despachado,
pois o respeito com o espírito ainda é mantido, pelo fato de o mesmo ter
sido já 'montado' assim. Entretanto conforme os anos se passam pela
forma como se cultua a Malei, o gesso irá se deteriorar, mas não é
substituído por outra imagem de gesso.
A forma já está em outro elemento dentro do assentamento.
Pode uma pessoa comum solicitar 'trabalhos' dentro da Kimbanda Malei?
Sim, desde que não se faça promessas.
Pode se cultuar um Exu na mesma linha de Elegua sem estar dentro da Malei?
Até pode ser, desde que a pessoa saiba que uma vez despachado. O
espírito não irá mais atender seus pedidos e sua vida torna a ser a
mesma que antes era.
Uma pessoa fica rica entrando pra Kimbanda Malei?
Seria demagógico descrever que a pessoa ficaria rica. Entretanto pessoas
que tem ambição e saber usar a cabeça para poder dentro dos seus
planejamentos projetar uma riqueza futura, é possível sim.
Desde que a pessoa não fique sentada esperando achando que o espírito irá trazer dos ceús a riqueza.
A vida da pessoa que uma vez com fidelidade e perceverança sempre será
benéfica e se o carma for suave muito mais próspera do que se espera.
O espírito irá fazer seu crescimento profissional, espiritual e amoroso da forma como nunca antes havia vivenciado.
Exus dentro da Kimbanda
Segue alguns:
Trinca Ferro da Almas
É um exu dos trilhos, responde tanto no mato quanto trilhos do trem.
Exu Quebra Galho
É o segundo comandado doExu Kalunga.
Possui vários poderes, principalmente nas matas.
A sua presença é logo sentida pelos estalos dos galhos.
Também exerce forte domínio sobre as mulheres,
incitando-as à prostituição. É a entidade mais solicitada
neste particular.
Os trabalhos para separação ou amarração,
são feitos num boneco de madeira
tosca e entregue a esse poderoso Mavambo.
Excelente para casamentos em pessoas
do mesmo sexo.
Este espírito tem dubiedade sendo
durante 6 meses masculino e 6 meses
feminino.
Oferenda: Milho torrado, 1 coxa de porco assada,
7 gomos de tangerina, 7 bananas, 1 bife de gado,
6 velas brancas e 1 vermelha.
Um cravo vermelho e 2 rosas.
Farinha de milho no azeite de dendê.
Uma cachaça, mel, 7 charutos.
Entragar debaixo da árvore enorme e
frondosa.
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